terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente - Telhas Feitas de Garrafas PET

Hoje, dia mundial do meio ambiente, onde o acúmulo de lixo tem tirado o sono de muita gente, em busca de soluções, reciclando, reaproveitando, desacumulando. 
As grandes cidades convivem hoje com um grande problema: não sabem como dar fim às montanhas de lixo que a população produz. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a produção diária de lixo nas cidades brasileiras chega a 150 mil toneladas. Deste total apenas 13% são reaproveitados. Como só 7% das prefeituras fazem a coleta seletiva, o lixo seco, que poderia ser reciclado, acaba misturado com o lixo orgânico em grandes lixões a céu aberto, trazendo prejuízos ao meio ambiente e à saúde das pessoas que vivem em sua redondeza.

Mas tem gente já a algum tempo de olho nisso, minha gente. De uma boa quantidade do que se aproveita do lixo, ou seja em condições para reciclagem, a criatividade e o senso do coletivo, traz boas soluções para essa questão. É o caso das PET- Politereftalato de etileno, ou seja, um polímero termoplástico.

Dentre muitas coisas que se pode fazer com este material, tem uma que é no mínimo interessante: Telhado.

O Telhado de garrafa PET é uma alternativa viável, artesanal e criativa de se construir. Além de conferir uma estética diferenciada e durabilidade, mostra-se como uma opção de baixo custo. 

Minhas sinceras palmas para essa tecnologia ecológica que reutiliza e recicla muitas garrafas que provavelmente estariam entupindo canais ou em leitos de rios.


Este vídeo abaixo mostra a iniciativa de uma família, e os resusltados obtidos com a utilização de garrafas PET.




Nenhum comentário:

Postar um comentário